Cuvango – Pelo menos 784 toneladas de feijão foram colhidas por famílias camponesas do município do Cuvango, província da Huíla, como resultado da safra da primeira fase da campanha agrícola 2023/24, cujo processo de recolha ficou concluído em Maio último.
Ao todo foram cultivados no município aproximadamente de três mil hectares, 800 dos quais destinados exclusivamente aos cereais, segmento que beneficiou de 14 toneladas de sementes.
Segundo o director municipal da Agricultura e Pescas do Cuvango, José Borges, “essa produção raramente fica na província”, está a ser comprada ainda no campo por comerciantes de Benguela, Huambo, Cuando Cubango e Zaire.
Assinalou que a agricultura familiar produziu, igualmente, até agora, 500 toneladas de milho, processo que vai decorrer até Julho e a previsão é que se atinjam as mil.
“Não são números definitivos, estamos a cadastrar a produção por espécie e zonas, para aferir os dados reais de produção no município durante as duas fases da campanha agrícola”, esclareceu.
O Cuvango é “banhado” por mais de 290 quilómetros dos cursos dos rios Cubango e Cutato, atravessando as comunas sede, Galangue e Vicungo. Nos últimos três anos foram concedidos a investidores mais 15 mil hectares, mas esses terrenos ainda não estão a produzir.
O município dista a 356 quilómetros a Leste do Lubango e tem uma população estimada em 103 mil 262 habitantes, que vivem, sobretudo, agricultura e da pesca. MS