Malanje- Cinco mil pés de laranjeiras, limoeiros, tangerineiras, papaias, maracujazeiros e bananeiras estão a ser distribuídas a 500 famílias do município de Calandula, com vista ao fomento da fruticultura.
Com a iniciativa, pretende-se mudar o paradigma da agricultura do sector familiar na circunscrição, predominantemente voltada à produção de tubérculos e cereais.
A informação foi prestada hoje pelo administrador municipal de Calandula, Mateus Vunge, referindo que a estratégia insere-se no Plano Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).
O responsável garantiu que estão a ser desenvolvidas acções de monitoria, para que os objectivos traçados pelo Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, nesta rubrica, sejam cumpridos.
A par da vertente agrícola, disse que com os fundos do PIDLCP estão a construir três pocilgas e um aprisco, a ser igualmente entregues a algumas famílias com os respectivos animais, para estimular a criação de cabritos e porcos.
Lembrou que, em 2023, o Plano Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza assistiu cinco mil famílias nos diferentes sectores.
Com uma extensão de sete mil e 37 quilómetros quadrados e 90 mil habitantes, o município de Calandula dista a 85 quilómetros a oeste da cidade de Malanje e compreende as comunas do Cota, Cuale, Kinje e Cateco-Cangola. ACC/PBC