Uíge – Os mais de dez mil camponeses do município de Mucaba, na província do Uíge, perspectivam colher, na presente campanha agrícola (2021/2022), 572 mil toneladas de produtos diversos, superando as 397 mil toneladas colhidas na safra anterior.
A perspectiva é sustentada pelo aumento de terrenos cultivados, passando de menos de 20 mil para 22 mil e 637 hectares de terras agricultáveis, assim como a melhoria das vias de acesso que ligam a sede municipal às comunas do Wando Mucaba/Quinzala Velho.
Em declarações à ANGOP, esta quinta-feira, o administrador municipal de Mucaba, Carlos Alberto David, explicou que os terrenos para o cultivo foram preparados no âmbito do Programa de Combate à Fome e à Pobreza e no Programa Local de Apoio à Agricultura Familiar (PLAAF).
Com 43 associações de camponeses e quatro cooperativas agrícolas, a localidade tem um potencial para a produção de banana, café, milho, batata, jinguba e mandioca.
Em relação à pecuária, Mucaba controla 343 cabeças de gado, enquanto na aquicultura, que conta com 95 produtores, conta com um universo de 234 tanques para a produção de cacusso e bagre.
A campanha agrícola 2021/2011, na província do Uíge, foi lançada no passado dia 11 de Novembro e prevê-se a colheita de nove milhões e 756 mil e 231 toneladas de produtos diversos, contra nove milhões 268 mil e 420 toneladas colhidas na safra anterior.