Lubango - Noventa e três produtores do município da Matala, filiados a CWAM-Angola, que beneficiaram nos últimos dois meses, de financiamento do Fundo de Apoio do Desenvolvimento Agrário (FADA), prevêem colher mil 883 toneladas de produtos diversos em Outubro, deste ano.
Os beneficiários trabalham no perímetro irrigado da Matala, numa área de 203 hectares onde dentro de dois meses vão colher 684 toneladas de batata, 485 de tomate, 450 de cebola, 136 de alho, 110 de feijão e 18 de milho.
A informação foi avançada hoje, sexta-feira, à ANGOP, pelo presidente do CWAM-Angola, Piedade Pena, tendo realçado que cada dos produtores representa um projecto, totalizando 93 financiados pelo FADA, que gerou 500 empregos directos e mil indirectos.
O gremista considerou ser uma quantidade significativa, por isso está em curso contactos para que essa produção seja absorvida por superfícies comerciais nacionais, como a Carrinho, o Grupo Girassol, a Nova Simor, está última está nas prioridades da CWAM.
Salientou que estão, igualmente, a olhar para o mercado da República Democrática do Congo, a fim de escoar essa produção adicional sem esquecer as pequenas superfícies, de modo a incentivar os agricultores a produzir cada vez mais e com qualidade.
Destacou que na terça-feira receberam a visita do FADA e da empresa Nova Cimor, parceira do CWAM-Angola, ao projecto dos 93 produtores financiados e aos 123 que aguardam pelo apoio desta instituição, com o objectivo de constatar as condições de produção no perímetro irrigado da Matala.
O CWAM-Angola é uma cooperativa com objectivo impulsionar à produção nacional e gerar impacto económico e social positivo nas comunidades, com a transformação do cenário agrícola na Região Sul do país, promovendo a conectividade entre produtores locais e consumidores.
Na Huíla, essa organização conta com 882 produtores associados. BP/MS