Ecunha - O agricultor Leonardo Pompeu, do município da Ecunha, província do Huambo, prometeu, esta terça-feira, uma maior aposta na produção de cebola, para participar na diversificação da economia e no desenvolvimento social.
Em declarações à ANGOP, disse ter uma produção anual de 30 a 40 toneladas de cebola, cultivados numa área de 10 hectares, na Cambala, localizada no município da Ecunha, com potencialidades hídricas e população camponesa activa.
Informou que a produção, a base de um pequeno sistema de irrigação, tem sido escoada para os mercados do Huambo, Cuanza-Sul e Luanda, para além de exportar para a República Democrática do Congo (RDC).
Actualmente, disse, já estão cobertas oito toneladas de cebola plantada que serão já colhidas, entre Janeiro e Fevereiro de 2025, estando prevista para Abril do mesmo ano, uma outra fase colheita.
Leonardo Pompeu adiantou que a produção resulta da vontade pessoal, com o objectivo de contribuir nos programas sobre a diversificação económica e empregabilidade, para além combater o êxodo rural da juventude e valorizar o sector agrícola.
Disse que o projecto conta com 30 trabalhadores, na sua maioria, jovens da comunidade, cujo pagamento tem sido feito diariamente.
Acrescentou que cada funcionário recebe, em média, mil e 500 a dois mil Kwanzas/dia.
Explicou que, normalmente, os compradores alcançam as áreas de produção antes do início da sementeira, com a celebração de contratos de ocupação do produto.
Contudo, disse que, apesar dos resultados satisfatórios, os custos de produção são onerosos e necessitam de apoios, sobretudo, de meios de transporte e fertilizantes em tempo oportuno.
Para compensar os esforços, sinalizou, precisa-se de incentivos agrícolas e assistência de meios de transportes específicos, para o escoamento dos produtos para os principais centros urbanos.
Afirmou ter capacidade de fazer uma produção de cebola, de forma integral e abastecer os principais mercados com variedades nacionais.
Lembrou que durante a época agrícola 2023/2024 colheu 30 mil toneladas de cebola, comercializadas, para além dos mercados nacionais do Huambo e de Luanda, na República Democrática do Congo.
A cebola é uma planta de origem asiática e sua safra é feita de Setembro a Março de cada ano, mas é encontrada o ano todo.
Contém flavonóides, que são elementos importantes como anti-oxidante e anti-inflamatório, sódio, cálcio, potássio, ferro e fósforo, para além das vitaminas C e do complexo B. LT/ALH