Lucala - A fazenda agrícola J.W.A, localizada no município de Lucala (Cuanza-Norte), com uma produção de cerca de 50 toneladas de vários produtos, está a apostar na produção de hortícolas em grande escala.
Em declarações à imprensa, o proprietário do projecto, Walter Borges, informou que a fazenda, com 161 hectares, começou a produzir em 2019, numa área de 10 hectares de terra.
Actualmente, a fazenda produz numa área de mais de 30 hectares.
Na campanha agrícola 2022/2023, a fazenda teve uma produção de 22 toneladas de tomate, 14 de repolho, seis e meia de melancia, cinco de beringela e quatro de cebola.
Foram igualmente colhidas, duas toneladas de couve-flor, uma e meia de feijão, uma de pepino e outras culturas com quiabo, beterraba, cenoura, melão, batata-doce, gindungo, pimento.
Em 2023, a fazenda beneficiou de um financiamento de 437 milhões de kwanzas para alavancar a produção de frutas tropicais, mandica e banana.
O financiamento, de acordo com Walter Borges, foi aplicado na aquisição de equipamentos para aumento da área de produção e de indústria de transformação de tomate.
No final de semana, o governador do Banco Nacional de Angola, Manuel António Tiago Dias, que se encontra em visita de trabalho no Cuanza-Norte, avaliou a implementação do financiamento e manifestou satisfação com o que constatou.
O responsável do BNA incentivou os produtores a aumentarem a produção de alimentos, para a redução dos preços dos produtos da cesta básica.
Manuel Dias visitou igualmente a fazenda JCH Compadres Lda, no mesmo município de Lucala, que beneficiou de um financiamento de 80 milhões de kwanzas. EFM/IMA /YD