Quipungo – Pelo menos 22 toneladas de semente de massango foram colhidas, esta semana, por um único agricultor, no município de Quipungo, a 120 quilómetros a Leste do Lubango, província da Huíla, que teme não encontrar mercado para a produção, à semelhança do ano passado.
O município é dos maiores produtores desses cereais, abundantemente consumidos na região, tanto para a produção de farinha, como para a de bebidas tradicionais fermentadas. São de fácil maneio e cultivo, dado carácter resistente à seca.
O agricultor José Joaquim tornou-se assim o maior produtor de sementes desses dois tipos de cereais no município, tendo esta semana colhido mais de 22 toneladas de semente de massango, numa área de 40 hectares e perto de 10 de massambala numa área de 17 hectares.
Segundo o produtor, o destino da produção que colheu é o Lubango, mas tem perspectivas de alcançar outros mercados, já que tem encontrado dificuldades em encontrar compradores.
Admitiu dificuldades no escoamento da produção, sobretudo quando se trata de sementes, pois dispõe em silos tradicionais mais de 13 toneladas de massambala e 15 de massango da colheita do ano anterior, que precisam ser escoadas.
Na sua fazenda José Joaquim empregou oito pessoas e numa altura em que se aproxima a feira das Cidades e Municípios de Angola, FMCA-2023, afirma que vai participar com os produtos colhidos nesta época agrícola, para tentar encontrar comprador. MS