Ondjiva – A fazenda “Kimbo do Gaspar”, em funcionamento ao longo do canal do Cafu, província do Cunene, prevê colher cerca de 200 toneladas de produtos agrícolas diversos, até o final de Julho deste ano, anunciou, esta terça-feira, o proprietário deste campo agrícola Alberto Gaspar.
Em declarações à imprensa, à margem da visita de campo do secretário do Presidente da República para a Área Produtiva, Isaac dos Anjos, que trabalha no Cunene desde segunda-feira (3), o agricultor sublinhou que, em Maio último, a fazenda já colheu 15 toneladas de produtos, como o tomate, pepino, milho, a beringela e pimenta.
Referiu que o cultivo desses produtos, iniciado em Fevereiro deste ano, abrange uma área de nove hectares, onde espera-se colher as 200 toneladas até Julho próximo.
Alberto Gaspar destacou ainda que estão em fase de pré-colheita as hortícolas e outros produtos, que estão abastecer, numa primeira fase, o mercado da cidade de Ondjiva, e posteriormente as províncias de Benguela e Luanda.
Avançou que a intenção é ampliar a área de cultivo para 100 hectares e aumentar os níveis de produtividade, tornando o mercado nacional mais sustentável, em termos de produtos.
Lembrou que na primeira colheita, que ocorreu em Janeiro último, a fazenda teve um aproveitamento de 120 toneladas de produtos, com destaque para o tomate, escoado para o mercado local, Luanda e Benguela.
Criada em 2022, a fazenda Kimbo do Gaspar gerou 12 postos de trabalho.
O Canal do Cafu consiste num sistema de captação e transferência de água do rio Cunene para várias povoações, através de um canal condutor com 165 quilómetros de extensão.
O empreendimento, que veio atenuar os efeitos da seca nas comunidades e impulsionar a prática da actividade agrícola, foi inaugurado a 4 de Abril de 2022, pelo Presidente da República, João Lourenço. PEM/LHE/QCB