Chibia – Mais de nove toneladas de sementes e mudas de plantas diversas foram entregues, pela Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), a 12 associações agro-pecuárias do município da Chibia, na Huíla, no quadro da presente campanha agrícola.
A entrega, feita nesta terça-feira, está inserida nos projectos Ehole e Elavoko II e beneficiou as associações Halunhanha, Nonhi, Nohoti e Chaungo (comuna sede), assim como Nombuaneno, Mbundo, Kapandi, Hahi (Quihita), Nombo II, Tchipandambagula (Capunda), Embala e Tunda (Jau).
Ao todo foram entregues nove mil 875 toneladas de sementes de milho, massango, massambala, feijão e amendoim, 12,3 quilogramas de hortícolas diversas, trezentas mudas de limoeiros, o igual número para tangerineiras, laranjeiras, limoeiros e de moringa, assim como 71 de casuarinas e a mesma quantidade em cedros.
Ao falar do assunto, a coordenadora da ADRA na Chibia, Albertina David, referiu ter sido entregues sementes de sequeiro diversas, de feijão e de hortícolas para melhorar a dieta alimentar destas comunidades.
Quanto às mudas de citrinos e silviculturas manifestou que vai ajudar as famílias com a produção de frutas, bem como fornecimento de sombras nas residências das 12 localidades onde intervêm, no quadro dos projectos Elavoko II e o Ehole.
Fez saber que contaram com o apoio da Administração Municipal da Chibia, na entrega de fertilizantes e meios como enxadas e catanas para facilitar o trabalho que vai ser desenvolvido por essas comunidades agro- pecuárias.
Além da entrega dos inputs, assegurou que vão prestar assistência técnica a essas comunidades de forma a fazer-se um melhor aproveitamento das sementes e do material, para que possa-se aumentar a produção dos mais de 900 agricultores filiados às referidas associações.
O projecto Elavoko visa contribuir para a criação de condições que ajudem a mitigar a contaminação comunitária da Covid-19, e o reforço das questões de segurança alimentar e nutricional nas comunidades. Está a ser implementado desde 2020 nos municípios da Cacula e da Chibia (Huíla).
A componente Ehole é implementado desde 2022 nos municípios da Humpata, Chibia e Gambos, em benefício de mais de cinco mil produtores agro-pastoris, com o foco na implantação de campos de pastagens cultivadas, produção agrícola, sobretudo nas culturas de sequeiro, e provimento de inputs. EM/MS