Lubango - Sessentas e seis tratadores de gado de seis municípios da província da Huíla e um do Namibe foram munidos pela Acção de Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), com de kits de veterinária, para a melhoria da sanidade animal nas suas comunidades.
Trata-se dos tratadores de municípios da Humpata, Chibia, Gambos, Caluquembe Cacula (Huíla) e da Bibala (Namibe), no quadro da parceria que ADRA está a levar a cabo com o Serviço provincial de Veterinária, em que a atribuição dos kits foi antecedida de uma acção formativa.
A entrega dos kits resulta de três projectos que ADRA está a implementar, nomeadamente o Elavoco com 20 unidades, o Ehole com 23, o PARMS com 20 e o Epongoloco, financiado pela ONG “Pão Para o Mundo”, que disponibilizou 27 Kits.
Em declarações hoje, terça-feira, à ANGOP, a coordenadora de projectos da ADRA - Huíla e Namibe, Anastácia Chilete, realçou que no conjunto constam instrumentos para a vacinação e alguns fármacos essenciais para fazer face às doenças de maior ocorrência na região.
Segundo a responsável, nos últimos dias, os tratadores de gado foram envolvidos na campanha de vacinação do gado lançada pelo Governo provincial e nos municípios de intervenção da ADRA, os tratadores fizeram recurso aos equipamentos de que beneficiaram.
Assinalou que os resultados já são visíveis, pois os criadores abrangidos são pessoas das próprias comunidades que agora fazem o tratamento das principais doenças que acometem o gado, pois estão preparados para identificá-las e reportar às autoridades aquelas que não são de competência local. BP/MS