Ondjiva – A directora da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA) no Cunene, Alice Peso, defendeu, esta quinta-feira, a aposta no cultivo de produtos adaptáveis às alterações climáticas.
O responsável falava no encerramento do workshop sobre mudanças das alterações climáticas, que contou com a participação de 50 membros das comunidades apoiadas pela ADRA, no âmbito do projecto de apoio à insegurança alimentar e nutricional.
Na ocasião, disse que os pequenos agricultores devem optar pelas culturas em função do clima, daí a razão de capacitarem os membros dos municípios de Ombadja, Cahama e Cuanhama, para que sejam mais resilientes.
“O objectivo é contribuir na disseminação de conhecimentos relacionados com as alterações climáticas na região sul do país, o seu impacto no processo da produção agrícola nas comunidades rurais”, afirmou.
Alice Peso explicou que estão a traçar um plano de distribuição de sementes de curto prazo como o massango, massambala, milho e feijão, charruas, catanas, enxadas e pulverizadores, no sentido de ajudar as comunidades.
Os participantes abordaram temas sobre a época de sementeira no Cuanhama e Ombadja, questões realcionadas com agricultura, segurança alimentar, suas implicações e mitigação a nível das comunidades.
A ADRA no Cunene apoia cerca de duas mil famílias distribuídas em projectos de apoio a insegurança alimentar e nutricional e participação da juventude na reformulação de leis. PEM/LHE/ASS