Luanda - A Associação de Pescadores do bairro Lucala II (Kutamba), no município do Cazengo (Cuanza-Norte), beneficiou, nesta sexta-feira, de kits de pesca, para alavancar a actividade e o desenvolvimento socio económico da região.
A associação recebeceu redes, fios de pesca, cabos, coletes salva vidas, chumbo, lanternas, caixas de anzol, bobinas, agulhas, caixas térmicas e de transporte de peixe.
A entrega dos meios, em acto presidido pela administradora adjunta para a Área Política, Económica e Social, Engracia Yolanda da Conceição Domingos, consta do programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.
Dirigindo-se aos presentes, Engracia Domingos, afirmou que acto visa fortaceler a pesca artesanal, um dos principais sectores da economia do município.
Destacou que a oferta dos kits de pescas representa, mais do que um apoio material, o compromisso da Administração Municipal do Cazengo em impulsionar a actividade pesqueira e garantir melhores condições de trabalho aos pescadores.
Reiterou o apoio da instituição às comunidads pesqueiras, promovendo mais iniciativas de capacitação, melhoria das condições de comercialização e incentivo ao associativismo, para aumentar a renda.
O presidente da Kutumba, Mateus Mário, agradeceu o gesto da Administração e em nome da comunidade socilitou o abastecimento de água potável, a construção de uma esquadra policial e de residências para professores e enfermeiros locais.
A Associação dos Pescadores do Lucala II foi constituida, este ano, tem 47 membros, dos quais nove mulheres.
A comunidade do Lucala II, predominantemente, constuida por camponeses e pescadores, situa-se no sector do Zavula, comuna da Canhoca, a 30 quilómetros da cidade de Ndalatando.IMA/YD