Adis Abeba - O comissário para Assuntos Políticos, Paz e Segurança da União Africana (UA), Bankole Adeoye, expressou que a organização continental espera juntar-se à comunidade internacional para participar nas próximas eleições presidenciais na Venezuela, soube-se hoje.
“É um prazer reunir-me com Zael Fernández Rivera, encarregado de negócios da Venezuela, para discutir as próximas eleições no país. A União Africana está pronta e espera juntar-se activamente à comunidade internacional para participar nas próximas eleições presidenciais na Venezuela”, revelou Adeoye na sua conta na rede social X.
Fernández Rivera, por sua vez, agradeceu ao comissário africano em nome do Presidente Nicolás Maduro e ao presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Elvis Amoroso, por terem aceitado o convite de uma delegação da União Africana para participar nas eleições em uma capacidade de missão de observação.
Um total de 21 milhões 620 mil 705 eleitores estão inscritos para votar nas eleições presidenciais do próximo dia 28 de Julho, às 31 desde a chegada da Revolução e nas quais se enfrentarão 10 candidatos – nove deles representando a oposição e o partido no poder, dos 13 inscritos na CNE.
Os candidatos representam 37 partidos e movimentos políticos, dos quais 24 são de direita e 13 têm ligação com o actual presidente. A celebração oficial da campanha dos diferentes candidatos será de 4 a 25 de Julho. JM