Adis Abeba- A União Africana (UA) saudou hoje o acordo entre a Etiópia e a Somália que pôs fim à disputa sobre um memorando entre Adis Abeba e a região semiautónoma da Somalilândia para ter acesso ao mar.
O presidente da Comissão da UA, Moussa Faki Mahamat, saudou a declaração assinada pelo presidente somali, Hassan Sheikh Mohamud, e pelo primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, na véspera em Ancara sob os auspícios do presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, revelou uma declaração, segundo a Prensa Latina.
Mahamat considerou importante este acto de grande responsabilidade por parte de ambos os líderes e encorajou-os fortemente a implementar, sem demora, as medidas relevantes adoptadas.
Felicitou Erdoğan pelo seu apoio às duas partes no seu compromisso partilhado de resolver as diferenças através da consulta e do diálogo, no melhor interesse dos seus países e povos.
A Etiópia e a região semiautónoma da Somalilândia assinaram um memorando de entendimento em 1 de Janeiro que concede a Adis Abeba 20 quilómetros de acesso ao Golfo de Aden e ao Mar da Arábia por um período de 50 anos.
Em troca, deve reconhecer formalmente a Somalilândia, que autoproclamou a sua independência da Somália em 1991, sem que as Nações Unidas reconheçam essa região como um Estado nacional até à data.
A Somália rejeitou o acordo e apelou à ONU, à União Africana, à Liga Árabe e à Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento para defenderem o seu direito de proteger a sua soberania e forçarem a Etiópia a aderir às leis internacionais.
Em Julho passado, a convite do seu homólogo turco, Hakan Fidan, o então ministro dos Negócios Estrangeiros da Etiópia, Taye Atske-Selassie, e da Somália, Ahmed Moallim Fiqi, mantiveram um diálogo sincero, cordial e prospectivo em Ancara sobre as suas diferenças e exploraram maneiras de abordá-los dentro de uma estrutura mutuamente aceitável.
Eles deveriam se reunir para uma segunda rodada de negociações em 19 de Setembro, mas esta foi adiada devido a compromissos anteriores na Assembleia Geral das Nações Unidas. ADR