Túnis - A Tunísia concedeu licenças a quatro companhias internacionais para construir centrais solares, com uma capacidade total de 500 megawatts e orçadas em 1,2 mil milhões de dinares (USD 386,31 milhões), anunciou o ministério tunisino de Energia.
"As licenças foram concedidas à companhia francesa Qair International SAS, encarregue de construir duas centrais com capacidade total de 300 megawatts (MW); a francesa Voltalia (VLTSA.PA) e a norueguesa Scatec (SCATC.OL), que deverão abrir uma nova central solar de 100 MW; e a empresa japonesa Aeolus, uma unidade da Toyota Tsusho (8015.T), responsável por outro projecto de 100 MW", explicou segunda-feira o ministério, citado pela Reuters.
Estes projectos são os primeiros a serem concedidos em concurso internacional na Tunísia, após um plano de energia renovável com capacidade total de 1.700 MW.
O governo tunisino aprovou no ano passado um plano para desenvolver 1.700 MW de capacidade renovável até 2027, procurando economizar anualmente 200 milhões de dólares mediante a redução do consumo do gás natural.
A Tunísia, que depende principalmente da energia a gás, pretende gerar 35% da sua eletricidade a partir de fontes renováveis até 2030. CV