Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Tunísia vai implementar projecto solar de 500 megawatts

    Angop logo
     África           
  • Luanda • Terça, 25 Março de 2025 | 13h13
Parque solar (Arquivo)
Parque solar (Arquivo)
Kinda Kyungu - ANGOP

Túnis - A Tunísia concedeu licenças a quatro companhias internacionais para construir centrais solares, com uma capacidade total de 500 megawatts e orçadas em 1,2 mil milhões de dinares (USD 386,31 milhões), anunciou o ministério tunisino de Energia.

"As licenças foram concedidas à companhia francesa Qair International SAS, encarregue de construir duas centrais com capacidade total de 300 megawatts (MW); a francesa Voltalia (VLTSA.PA) e a norueguesa Scatec (SCATC.OL), que deverão abrir uma nova central solar de 100 MW; e a empresa japonesa Aeolus, uma unidade da Toyota Tsusho (8015.T), responsável por outro projecto de 100 MW", explicou segunda-feira o ministério, citado pela Reuters.

Estes projectos são os primeiros a serem concedidos em concurso internacional na Tunísia, após um plano de energia renovável com capacidade total de 1.700 MW.

O governo tunisino aprovou no ano passado um plano para desenvolver 1.700 MW de capacidade renovável até 2027, procurando economizar anualmente 200 milhões de dólares mediante a redução do consumo do gás natural.

A Tunísia, que depende principalmente da energia a gás, pretende gerar 35% da sua eletricidade a partir de fontes renováveis até 2030. CV





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+