Luanda – As trocas comerciais (exportações e mais importações) entre Argentina e Angola, no ano transacto, atingiram uma cifra de 200 milhões de dólares, disse hoje, terça-feira, em Luanda, o embaixador da Argentina em Angola, Alejandro Verdier.
O diplomata, que falava em entrevista à ANGOP no quadro da cooperação entre Argentina e Angola, referiu, sem mais dados, que as trocas comerciais entre os dois países regista um crescimento ininterrupto.
“Argentina e Angola mantêm relações diplomáticas e cooperação excelentes há mais de 30 anos”, disse o diplomata argentino.
Explicou que a Argentina importa para Angola essencialmente milho, trigo e outras sementes, enquanto Angola exporta para a Argentina madeira e cacau.
Acrescentou, igualmente, que no quadro da boa cooperação existente entre os dois países, vários empresários argentinos têm investido em sectores da economia angolana, como é o caso da fábricas Arcol (vocacionada à produção bolachas Bon Bon e guloseimas), entre outras.
“A Arcol, primeira fora da América e da Europa, produz actualmente para o mercado angolano e o excedente tem sido exportado para Moçambique.
Referiu que as acções do povo argentino aproximam-se dos angolanos, sobretudo no campo da Argentina e da agropecuária, onde a Argentina é tradicionalmente muito forte.
Alejandro Verdier referiu que Angola tem terras férteis e aráveis para a produção, em grande escala, de vários produtos que servirão para consumo interno e externo.
“Angola deve tirar proveito das suas terras férteis e aráveis. Os argentinos têm especialistas para fazerem a leitura dos solos, para facilitar na sua plantação”, explicou.
Sobre a cooperação bilateral, afirmou que os dois países mantêm excelentes relações que abrangem a diplomacia, agricultura, agropecuária e formação de quadros, incluindo da polícia. Moy/JM