Mogadíscio - O primeiro-ministro da Somália, Hamza Abdi Barre, anunciou esta segunda-feira que o exército local recuperou a cidade "estratégica" de Harardhere, 500 quilómetros a norte da capital, e que estava ocupada pelos terroristas do Al-Shebab há mais de uma década.
"É uma vitória histórica, os corajosos membros das forças armadas nacionais libertaram a cidade portuária estratégica de Harardhere", disse Hamza Abdi Barre, citado pela agência France-Presse.
Harardhere é uma cidade portuária a cerca de 500 quilómetros a norte da capital, Mogadíscio, e estava sob controlo do grupo terrorista Al-Shebab, afiliado da Al-Qaida, desde 2010.
"As informações que tínhamos indicavam que os terroristas estavam a utilizar a cidade costeira para se abastecerem", explicou uma fonte de segurança.
O ministro, assim como várias fontes de segurança, disseram à agência noticiosa que a cidade tinha sido recuperada sem qualquer violência, pois o Al-Shebab retirou-se antes da chegada das forças governamentais.
O Al-Shebab tem vindo a lutar contra o governo federal, apoiado internacionalmente desde 2007, e apesar de já ter sido expulso das principais cidades do país em 2011 e 2012, continua firmemente enraizado em vastas zonas rurais.