Abuja - Pelo menos 22 corpos foram recuperados após o naufrágio de um barco que transportava dezenas de pessoas na Nigéria, confirmou hoje a Agência de Gestão de Emergências do estado do Níger, para onde se dirigia a embarcação, noticia o site NotÍcias ao Minuto.
Segundo o porta-voz da Agência, Ibrahim Husseini, citado agência EFE, a embarcação viajava, na noite de quinta para sexta-feira, do estado central de Kogi, no sentido norte, para o estado de Níger, quando naufragou no rio homónimo.
"Até ao momento, foram recuperados 22 corpos. A operação de resgate continua, com os nossos parceiros em Kogi", declarou o responsável à agência espanhola Efe, ao precisar que os passageiros eram maioritariamente mulheres comerciantes e artesãs que se dirigiam para um mercado.
Segundo o porta-voz, ainda não se conhecem as causas do acidente.
Na sexta-feira à noite, o director geral da Agência de Gestão de Emergências, Abdullahi Baba Arah, também confirmou os factos e o número de corpos encontrados até então.
Segundo Baba Arah, cerca de 50 pessoas viajavam na embarcação, apesar de vários media locais e internacionais reportarem mais de 200, e pelos menos oito pessoas foram resgatadas.
Os afundamentos de barcos, frequentemente causados por sobrecarga das embarcações e má regulação do transporte aquático, são comuns em toda a Nigéria, onde os passageiros muitas vezes não usam coletes salva-vidas, o que agrava a mortalidade nos acidentes.
No dia 14 de Setembro, pelo menos 41 pessoas morreram noutro naufrágio de uma embarcação no estado de Zamfara (noroeste), enquanto a 01 de Outubro um acidente semelhante deixou pelo menos 40 mortos também no estado de Níger.MOY/CS