Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Resenha Africana da Semana

     África              
  • Luanda • Sábado, 15 Fevereiro de 2025 | 11h56
Mapa de África
Mapa de África
Divulgação

Luanda - A morte de Sam Nujoma, líder guerrilheiro e primeiro presidente após a independência da Namibia, constituiu um dos assuntos de destaque do noticiário africano da ANGOP durante a semana que hoje finda.

Sam Nujoma, considerado um herói da nação namibiana, morreu aos 95 anos, num hospital de Windhoek onde esteve acomodado há três meses devido a uma doença da qual não conseguiu se escapar.

Nujoma permaneceu no poder durante quinze anos, com a bandeira da SWAPO, partido de que foi co-fundador em 1960, isto é cumpriu três mandatos consecutivos, e deixou o poder em 2005, aos 75 anos.

O presidente da Namibia, Nangolo Mbumba, numa declaração disse que Sam Nujoma "viveu uma vida longa e significativa, na qual serviu excepcionalmente bem o povo de seu amado país”.

Outro assunto destacado no últimos sete dias foi a exigênia feita pelo Secretário-Geral da ONU, António Guterres, para se pôr fim ao apoio externo e do fluxo de armas no Sudão, que, segundo disse, “alimenta a guerra entre o exército e o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido desde Abril de 2023.

Guterres fez este pedido em Adis Abeba (capital da Etiópia) na Conferência Humanitária de Alto Nível para o Povo do Sudão, na véspera da cimeira da União Africana (UA) que decorre este fim de semana, na Côte d’Ivoire (Abidjan).

Ainda em relação ao Sudão, a Etiópia através do seu Primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, reafirmou o seu apoio inabalável ao Sudão ao co-organizar a Conferência Humanitária de Alto Nível para o povo daquele país vizinho.

O evento foi co-organizado pela União Africana (UA), os Emirados Árabes Unidos e a Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD).

A ANGOP divulgou também no seu noticiário a propagação do conflito na província de Kivu Sul, na República Democrática do Congo (RDC), que está a dificultar o acesso à ajuda humanitária numa área com mais de 1,65 milhões de pessoas deslocadas.

O coordenador humanitário na RDC, Bruno Lemarquis, alertou que o avanço do Movimento 23 de Março (M23) dentro desta demarcação com o apoio do Rwanda, aproxima a linha da frente do aeroporto de Kavumu, reservado às operações do Exército congolês e principal apoio para o transporte de pessoal humanitário.

Lemarquis acrescentou que persistem conflitos e tensões comunitárias em Kivu Sul sobre questões de terra, e que é uma área propensa a desastres, particularmente deslizamentos de terra nas margens do Lago Kivu, que levam à deslocação da população.

Já na África do Sul, o Presidente Cyril Ramaphosa reiterou o compromisso do seu país em apoiar uma solução diplomática que garanta a estabilidade na República Democrática do Congo (RDC) e nos países vizinhos.

Ramaphosa disse que o seu país apoia o direito do povo congolês democrático viver livre de forças que violam os seus direitos humanos, saqueiam os recursos naturais e aterrorizam as suas comunidades.

"A África do Sul solidariza-se com o povo congolês e com a sua aspiração de viver em paz e segurança. Por isso, reafirmamos o nosso compromisso com uma solução diplomática e política que dê prioridade à estabilidade da RDC e dos países vizinhos e salvaguarde a paz e o bem-estar do povo congolês ", sublinhou.

E na Libéria, o Presidente Joseph Boakai suspendeu mais de 450 altos funcionários do Governo, incluindo ministros, por não declararem os seus bens à agência anti-corrupção.

Segundo a Presidência, os altos funcionários estarão afastados do trabalho sem remuneração durante um mês ou “até apresentarem as declarações exigidas”.

O Chefe de Estado disse que as autoridades violaram o código de conduta dos funcionários do Estado ao não serem transparentes sobre o que possuíam.MOY/CS





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Zaire recebe reforço de 150 bolsas de sangue

 Domingo, 16 Fevereiro de 2025 | 12h09

Zaire denuncia exercício ilegal de actividade religiosa

 Domingo, 16 Fevereiro de 2025 | 11h54

FRESMART inaugura loja no Bairro do Maculusso   

 Domingo, 16 Fevereiro de 2025 | 11h43

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+