Maseru - As eleições legislativas no pequeno reino do Lesoto vão realizar-se a 07 de Outubro, anunciou hoje a comissão eleitoral deste país.
A data, decidida na terça-feira, foi divulgada hoje pelo chefe da comissão eleitoral nacional, Mpaiphele Maqutu.
O pitoresco reino montanhoso rodeado pela África do Sul é vulnerável à instabilidade política que muitas vezes tem levado a interferências militares no processo democrático.
O parlamento não aprovou um projecto de emenda eleitoral antes de ter sido dissolvido pelo monarca do país, o Rei Letsie III, na semana passada, para preparar o caminho para a votação de outubro.
As alterações propostas visavam abordar a instabilidade, proibindo os deputados de mudar de partido político nos primeiros três anos do seu mandato.
As reformas legislativas propostas também teriam feito do rei o comandante das Forças Armadas para impedir que os políticos politizassem as instituições relacionadas com a segurança e desestabilizassem o país, com dois milhões de pessoas.
Entre 2012 e 2017, o Lesoto realizou três eleições que resultaram em governos de coligação fraturados e muita instabilidade.
Lesoto é uma monarquia constitucional governada pelo rei Letsie III, que não tem qualquer poder formal.