Kinshasa – O antigo Primeiro-ministro da Republica Democrática do Congo (RDC), Augustin Matata Ponyo Mapon, anunciou terça-feira, 03, em Kinshasa, a sua candidatura à eleição presidencial de 2023, noticia esta quarta-feira, o jornal congolês online “7sur7.cd”.
O antigo chefe do governo da RDC anunciou o facto na sessão de encerramento do primeiro congresso do se partido Liderança Governação e Desenvolvimento (LGD).
“Informo-vos ter decidido aceitar a escolha da minha pessoa como candidato do nosso partido à eleição presidencial”, disse.
Na sua alocução, o também senador, abordou a questão da insegurança no Leste da RDC, que disse tratar-se de uma maldição de liderança e de governação que hoje se deve exorcizar. “Nenhum desenvolvimento económico inclusivo pode ser projectado de maneira sustentado sem paz e segurança em todo o país (…). Compreendi que este partido decidiu de forma resoluta trabalhar profundamente na procura de soluções que possam resolver definitivamente a questão da insegurança no Leste do país”, sublinhou.
Augustin Matata Ponyo Mapon nasceu na província do Maniema, a 05 de Junho de 1964), tendo sido ministro das Finanças de 19 de Fevereiro de 2010 a Abril de 2012.
Foi Primeiro-ministro de 18 de Abril de 2012 a 17 de Novembro de 2016.