Kinshasa - A República Democrática do Congo (RDC) registou a segunda semana consecutiva sem mortes por Varíola dos Macacos, embora o número de casos suspeitos tenha aumentado, segundo informou hoje o Ministério da Saúde.
Na semana de 9 a 14 de Dezembro, foram detectados 760 casos suspeitos da doença no país (604 na etapa anterior) e nenhum foi confirmado, enquanto não houve mortes por esta causa.
De Janeiro até à data, foram notificados 56.518 casos suspeitos, dos quais 12.516 testaram positivo em testes laboratoriais, enquanto 1.285 pessoas perderam a vida.
No âmbito da resposta contra a Varíola dos Macacos, a campanha de vacinação continua também nas seis províncias mais afectadas, agora com a segunda dose do medicamento.
Esta segunda-feira, o ministro da Saúde Pública, Higiene e Assistência Social, Roger Kamba, recebeu uma delegação da Embaixada do Japão para discutir a gestão e utilização da vacina LCE16M8, destinada a crianças de um a 15 anos, grupo especialmente vulnerável à doença e representa 60 por cento dos casos afectados na RDC.
O Japão é um actor estratégico e operacional na resposta congolesa à doença, colaborando com o envio de vacinas e a sua aplicação. JM