Kinshasa – O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix-Antoine Tshisekedi Tshilombo, anunciou quarta-feira, 04, em Kinshasa, a realização de uma mesa redonda sobre a situação do Estado de sítio no Leste do país, refere um Twitter do seu gabinete, citado pelo jornal 7sur7.cd.
A decisão foi tomada depois de uma reunião que presidiu no mesmo dia, depois da exposição feita pelo Primeiro-ministro Samalukonde Kienge nas províncias do Ituri (Nordeste) e do Kivu-Norte (Leste), que apresentou propostas concretas sobre o assunto, na presença de alguns membros do Governo, deputados de ambas as províncias e oficiais superiores das Forças armadas.
Recorde-se que a 06 de Maio de 2021, o Presidente Tshisekedi avia instaurado o Estado de sitio naquelas duas províncias para estancar o aumento das acções dos grupos armados locais e estrangeiros que fomentam a insegurança.
Contrariamente ao governo que se refere a avanços significativos no combate às rebeliões, algumas organizações da sociedade civil e deputados da região defendem o levantamento da medida. Outros propõem a imposição de um Estado de emergência.