Beni (RDC) – Dez pessoas, das quais seis civis, um militar e três rebeldes ugandeses do movimento rebelde ADF, morreram quinta-feira, 17, em Beni, Leste da RDC, resultado de confrontos entre as tropas governamentais e um movimento rebelde ugandês, informaram sexta-feira, 18, as Forças armadas congolesas.
Segundo o porta-voz do Exercito na região, o ataque provocou a fuga da população para a localidade de Kamango, onde funciona uma base militar operacional.
Paralelamente, oito outras pessoas, garimpeiros de ouro morreram quinta-feira, na sequencia de um desabamento de terra numa área de expoação mineira situada na localidades de Milimba, Leste da RDC.
“O desabamento foi causado or uma forte chuva na noite de quarta para quinta-feira, que se abateu na localidade, cuja mina é explorada por pelo menos 20 pessoas da vila de Bukavu, província do KIvu-Sul”, revelou à Agência turca de noticias, Anadolou, o chefe da aldeia, Kalala Murongo.
“Todas as semanas são quase frequentes os cass de morte por desabamento nas áreas mineiras do território de Fizi, precisamente em Misisi, Mukera e Kasonge”, disse.
“Desde Fevereiro último, registou-se pelo menos 20 mortos”, disse Lubunga Lavoix, jornalista que trabalha na região.
Na RDC, os milhares de garimpeiros artesanais que vendem os seus minerais maioritariamente aos compradores estrangeiros, não respeitam as normas de segurança.