Bangui – A nova representante especial do secretário-geral da ONU na RCA, Valentine Rugwabiza, chegou domingo, 17, em Bangui, para ocupar as suas funções, anunciou, em comunicado, aquela organização inter-governamental mundial, a que a Agencia turca de notícias (Anadolou) teve acesso.
A também chefe da Missão multidimensional integrada da ONU para a estabilização da RCA (Minusma), de nacionalidade ruandesa, foi nomeada por António Guterres, a 23 de Fevereiro último, foi empossada a 01 do mês em curso, em Nova Iorque, sede da ONU.
Poliglota, falante do inglês, francês, swahili e kinyarwanda, trabalha há 30 anos em questões de desenvolvimento e segurança em Africa, tanto no sector publico, como do empresaria, e substitui o senegalês Mankeur Ndiaye, cujo mandato terminou a 31 de Março de 2022.
Desde 2016, Rugwabiza era representante permanente do Rwanda junto da ONU e Embaixadora não residente do seu país na Colômbia e na Jamaica.
De 2014 a 2016, foi responsável pelos Negócios estrangeiros da Comunidade da África Oriental e membro da Assembleia legislativa da mesma região africana.
De igual modo, fo director geral do Ruanda Development Board, de 2013 a 2014 e, de 2005 a 2013, directora-geral da Organização mundial do Comercio (OMC), em Genebra.
Entre outras funções, exerceu também a de representante permanente do Rwanda junto do Oficio da ONU em Genebra (ONUG) e das instituições especializadas da ONU, bem como de Embaixadora extraordinária e plenipotenciária do Ruanda, na Suíça, de 2002 a 2005.