Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Queda de avião militar no Sudão provoca pelo menos 19 mortos

     África              
  • Luanda • Quarta, 26 Fevereiro de 2025 | 09h39
Bandeira do Sudão
Bandeira do Sudão
Divulgação

Cartum - Uma aeronave militar sudanesa despenhou-se na cidade de Omdurman, no Sudão, provocando a morte a pelo menos 19 pessoas, informaram hoje as autoridades militares e de saúde.

A aeronave Antonov caiu na terça-feira, depois de descolar da base aérea de Wadi Sayidna, a norte de Omdurman, disseram fontes militares, num curto comunicado, segundo noticiou o site Notícias ao Minuto.

Os militares informaram ainda que no acidente morreram militares e civis, mas não revelaram quantos. Contudo, o Ministério da Saúde informou que pelo menos 19 pessoas morreram, adiantando que os corpos foram transferidos para um hospital em

Omdurman, que recebeu também pelo menos cinco civis feridos.

O Sudão está em estado de guerra civil desde 2023, quando as tensões entre os militares e um grupo paramilitar, as Forças de Apoio Rápido (RSF, sigla em inglês), aumentaram.

Os combates devastaram as áreas urbanas e foram marcados por várias atrocidades, incluindo violações em massa e assassinatos por razões étnicas, que constituem crimes de guerra e crimes contra a humanidade, especialmente na região ocidental do Darfur, de acordo com as Nações Unidas e grupos de direitos humanos internacionais.

A guerra intensificou-se nos últimos meses, com os militares a fazerem avanços constantes contra as RSF em Cartum e noutras partes do país.

As RSF, que controlam a maior parte da região ocidental do Darfur, disseram ter abatido uma aeronave militar, na segunda-feira, em Nyala, capital provincial do Darfur do Sul.CS
 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Governo chileno levanta recolher obrigatório após apagão

 Quarta, 26 Fevereiro de 2025 | 13h01

China critica venda de armas dos EUA a Taiwan

 Quarta, 26 Fevereiro de 2025 | 12h55

Mulher morre em ferry na Irlanda

 Quarta, 26 Fevereiro de 2025 | 12h37

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+