Adis Abeba - O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, descreveu hoje o presidente da França, Emmanuel Macron, como um verdadeiro amigo pela ajuda prestada na restauração de locais de valor patrimonial para a nação africana.
“Um amigo necessitado é um verdadeiro amigo! Obrigado por tudo”, escreveu Ahmed em sua conta nas redes sociais, de acordo com a Prensa Latina.
Macron expressou na mesma plataforma digital que a Etiópia traz a marca dos primeiros passos da humanidade.
Destacou que a relação entre os dois países faz parte da história, com projectos conjuntos muito importantes. Lembrou que em 2019 lançaram em conjunto programas culturais, patrimoniais e científicos únicos.
“Fizemos isso em Lalibela, um projecto de conservação único no mundo que terminará nos próximos meses. Fizemo-lo para a remodelação do Palácio Nacional. O que era um projecto é hoje uma realidade e motivo de orgulho”, sublinha a publicação.
Afirmou que continuarão a apoiar as reformas económicas e de modernização da Etiópia, bem como a implementação do Acordo de Paz de Pretória, que definiu como a pedra angular da paz e da estabilidade em Tigray.
“Caro AbiyaAhmedAli, a França tem confiança na Etiópia, no seu futuro, que espera que seja próspero e pacífico”, concluiu.
Macron, que na véspera fez uma visita oficial a Adis Abeba, conversou com o chefe do governo etíope sobre possíveis colaborações em vários domínios, incluindo o aumento dos investimentos franceses, bem como o fortalecimento dos laços na educação e na cultura.
Ahmed enfatizou a importância de desenvolver as relações históricas de longa data entre os dois países. ADR