Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

PR do Rwanda promete apoio militar ao Benim contra terrorismo

     África              
  • Luanda • Sábado, 15 Abril de 2023 | 22h36
Presidente do Ruanda, Paul Kagame (arquivo)
Presidente do Ruanda, Paul Kagame (arquivo)
Divulgação

Kigali - O presidente do Rwanda, Paul Kagame, encontrou-se este sábado com o seu homólogo do Benim, Patrice Talon, e prometeu apoio militar ao país contra o avanço do terrorismo pela fronteira norte, a partir do Burkina Faso.

As autoridades do Burkina Faso não estão a conseguir conter uma insurreição de extremistas islâmicos que está a ganhar terreno, precisamente através das fronteiras setentrionais de quatro países costeiros da África Ocidental, Benim, Togo, Ghana e Côte d’Ivoire.

O Benim já tinha anunciado no ano passado que estava em conversações sobre cooperação militar e logística com o Ruanda, cujas tropas já foram destacadas pelo Presidente Kagame para combater os ataques em Moçambique e na República Centro-Africana.

"Estamos prontos para trabalhar com o Benim para evitar tudo o que possa acontecer na zona em torno das suas fronteiras", afirmou hoje o Presidente ruandês, em Cotonou, numa conferência de imprensa com o seu homólogo Talon. "Não haverá limites" no que "será feito em conjunto para enfrentar os desafios de segurança que são necessários", garantiu.

"Iremos tão longe quanto possível, se necessário (...) O Benin enfrenta a insegurança que vem do Sahel e a ameaça é real no norte do Benim", disse o Presidente deste país.

O chefe de Estado do Benim disse que esta cooperação incluiria "supervisão, treino, formação" e "destacamento conjunto" de tropas, sem mais pormenores.

A retirada do exército francês do Mali, devido ao aumento das tensões com a junta militar no poder desde o golpe de Estado neste país, e a instabilidade no Burkina Faso levaram o Ocidente a reorientar a sua ajuda para os países costeiros do Golfo da Guiné para impedir a propagação para sul dos ataques terroristas que espalham violência e morte no Sahel.

Benim, Togo e Côte d’Ivoire já sofreram ataques nas zonas fronteiriças, que atribuíram aos 'jihadistas', enquanto que o Ghana aumentou recentemente a presença militar ao longo da sua fronteira norte. JM





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Chefe da diplomacia da UE anuncia visita aos Estados Unidos

 Segunda, 24 Fevereiro de 2025 | 09h23

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+