Maputo - Os residentes em casas precárias ou auto construídas no distrito turístico de Vilanculo, no sul de Moçambique, estão a ser conduzidos para edifícios e abrigos face à aproximação da tempestade Freddy, anunciaram as autoridades.
A intempérie deverá atingir a costa moçambicana ao final da manhã de hoje com a classificação de tempestade tropical severa e deverá afectar directamente Vilanculo e distritos vizinhos durante o resto do dia, com chuva muita intensa e ventos que podem chegar a 120 quilómetros por hora citada pela agência de notícias portuguesa Lusa.
O Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD) tem equipas na região para prevenir situações de risco e precaver acções de socorro, usando escolas e estabelecimentos hoteleiros para abrigar residentes.
A tempestade vai avançar para o interior de Moçambique nos próximos dias, prevendo-se que provoque chuva muito intensa, que poderá fazer subir os caudais dos rios na zona sul do país, área já saturada de água devido às cheias deste mês.
A depressão que agora chega a Moçambique atravessou esta semana a ilha de Madagáscar no estado de ciclone tropical, provocando sete mortes e afectando 78.000 pessoas.