Pointe Noire - Um político da oposição e vários outros manifestantes foram presos no Quénia, na segunda-feira durante manifestações de rua pedindo o fim de supostos sequestros, que recentemente tiveram como alvo jovens críticos do governo.
De acordo com o Africanews, o senador Okiya Omtatah se juntou a centenas de manifestantes que se sentaram nas ruas da capital, Nairobi, enquanto gritavam que a polícia deveria libertar sete pessoas sequestradas neste mês.
A polícia lançou bombas de gás lacrimogéneo contra os manifestantes e, como Omtatah e vários outros não se dispersaram e seguraram uma longa corrente, eles foram presos.
A Comissão Nacional de Direitos Humanos do Quénia manifestou preocupação na quinta-feira com o número crescente de supostos sequestros de críticos do governo, dizendo que o número total desses casos é de 82 desde os protestos antigovernamentais em Junho.
O presidente William Ruto disse no sábado que o governo acabaria com os sequestros para que os jovens vivessem em paz.
Grupos de direitos humanos alegam que a polícia do país está por trás desses sequestros, mas a polícia negou envolvimento e disse que está investigando os desaparecimentos.
Na segunda-feira, o senador Omtatah entrou com um processo no Tribunal Superior de Nairobi buscando obrigar o governo a libertar sete jovens, acusando a polícia de sequestrá-los.
“Se eles cometeram um crime, que sejam processados e apresentados em tribunal para se defenderem”, disse. ADR