São-Tomé – O Primeiro-Ministro, Patrice Trovoada considera “momento histórico” a graduação de São Tomé e Príncipe do grupo de Países Menos Avançados para o estatuto de Países de Renda Média, informa hoje a STP Press.
“Este momento é para nós todos histórico, é o momento em que os indicadores e as metas internacionalmente definidas foram alcançados pelo nosso país para deixarmos de ser considerados como um país menos avançado” sublinhou Patrice Trovoada em discurso.
O chefe do governo adiantou que “é com profundo orgulho e sentido de responsabilidade que hoje partilhamos um marco importante na trajectória de São Tomé e Príncipe”.
Para o Primeiro-Ministro “é o reconhecimento do progresso que alcançamos ao longo dos anos. Fruto de esforço colectivo de todos os são-tomenses e das parcerias sólidas que cultivamos com a comunidade internacional”.
“Reconhecemos que ainda há muito a fazer e queremos fazer muito mais”, disse, acrescentando que “esta mudança de categoria representa, sobretudo, a resiliência de um povo que apesar de limitações e desafios nunca perdeu a esperança de construir um futuro mais próspero”.
“A graduação para estatuto de Países de Renda Média, embora seja um sinal de progresso, também traz consigo novas responsabilidades e desafios que devemos encarar com maturidade e determinação. Teremos menos acessos a apoios tradicionais, concessionais que até agora eram habituais o que significa que teremos de lidar com formas novas de financiamento” adiantou.
O Primeiro-Ministro defendeu que o país deve adoptar nova estratégia de parcerias “criativas, sustentáveis, mais disponíveis para atrair investimentos, competir com outras economias e financiar o desenvolvimento sem comprometer a estabilidade económica e social. AM