Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

PM da Índia prevê estreita colaboração com novo PR de Moçambique

     África              
  • Luanda • Terça, 14 Janeiro de 2025 | 09h48
Narendra Modi, Primeiro-ministro da Índia
Narendra Modi, Primeiro-ministro da Índia
Pedro Parente

Nova Deli - O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, prevê trabalhar "em estreita colaboração" com o novo Presidente moçambicano, Daniel Chapo, para reforçar as relações históricas entre os dois países, segundo a Lusa.

Segundo este país, “Índia e Moçambique partilham um relacionamento de longa data, enraizado em fortes e vibrantes laços interpessoais. Ao longo dos anos, a nossa parceria cresceu em todas as áreas, para benefício mútuo do nosso povo”, aponta Modi.

Numa carta enviada a Daniel Chapo, por ocasião da tomada de posse como quinto Presidente da República, agendada para quarta-feira.

Na carta, a que a Lusa teve hoje acesso, recorda "com carinho" a visita que realizou a Maputo em 2016, que também foi a primeira como primeiro-ministro da Índia à África continental, e assume estar "ansioso para trabalhar em estreita colaboração" com o novo chefe de Estado moçambicano "para fortalecer ainda mais os laços de amizade e colaboração" entre os dois países.

A Índia é um dos principais parceiros económicos de Moçambique, e comprou ao país, no primeiro semestre do ano passado, 763,2 milhões de dólares (1 USD equivale a Kz 912.00) em bens e serviços,  essencialmente gás natural e carvão mineral.

Mas, também legumes secos e castanha de caju, equivalente a 19,8% das exportações moçambicanas em seis meses, segundo dados de um relatório sobre o comércio externo.

Pelo menos 2.500 pessoas são esperadas para a cerimónia de tomada de posse do novo Presidente moçambicano, Daniel Chapo, candidato apoiado pela Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo, no poder) nas eleições gerais de 09 de Outubro, mas a presença de chefes de Estado convidados está ainda por confirmar.

A vice-presidente da Comissão Interministerial para Grandes Eventos, Eldevina Materula, disse, na sexta-feira, que foram enviados nesse dia os convites para organismo internacionais e que esperavam ter confirmações nos dias seguintes.

"Nós enviámos os convites para toda Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), para União Africana e para alguns chefes de Estado europeus", incluindo Portugal, declarou então.

Portugal vai estar representado na posse de Daniel Chapo como novo Presidente de Moçambique pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel.

O Conselho Constitucional (CC) de Moçambique fixou, oficialmente, o dia 15 de Janeiro para a tomada de posse do novo Presidente da República, que sucede a Filipe Nyusi.

O CC, última instância de recurso em contenciosos eleitorais, proclamou Daniel Chapo, candidato apoiado pela Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo, no poder), como vencedor da eleição a Presidente da República, com 65,17% dos votos, sucedendo no cargo a Filipe Nyusi, bem como a vitória da Frelimo, que manteve a maioria parlamentar, nas eleições gerais de 09 de Outubro.

A sua eleição é, contudo, contestada nas ruas e o anúncio do CC aumentou o caos que o país vive desde Outubro, com manifestantes pró-Venâncio Mondlane, candidato que segundo o Conselho Constitucional obteve apenas 24% dos votos mas que reclama vitória.

Em protestos a exigirem a "reposição da verdade eleitoral, com barricadas, pilhagens e confrontos com a polícia, que tem vindo a realizar disparos para tentar a desmobilização.

Confrontos entre a polícia e os manifestantes já provocaram quase 300 mortos e mais de 600 pessoas foram feridas a tiro, segundo organizações da sociedade civil que acompanham o processo.

Além de Venâncio Mondlane, apoiado pelo Partido Optimista pelo Desenvolvimento de Moçambique (Podemos), Daniel Chapo enfrentou Ossufo Momade (que obteve 6,62%), líder e apoiado pela Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), até aqui principal força da oposição, e Lutero Simango (que teve 4,02%), suportado e presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM). GAR





Fotos em destaque

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 14h02

Escritor Atanagildo Paulo representa África no concurso literário da América Latina

Escritor Atanagildo Paulo representa África no concurso literário da América Latina

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h58

Desporto “rei” recupera coroa em 2024

Desporto “rei” recupera coroa em 2024

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h54

Central fotovoltaica do Cuito arranca em 2025

Central fotovoltaica do Cuito arranca em 2025

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h46

Executivo angolano aposta no fortalecimento da agricultura familiar

Executivo angolano aposta no fortalecimento da agricultura familiar

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h39

Corredor do Médio Kwanza promete alavancar SADC

Corredor do Médio Kwanza promete alavancar SADC

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h33

Petróleo renasce do declínio e alcança mais de 300 milhões de barris

Petróleo renasce do declínio e alcança mais de 300 milhões de barris

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h29

Dundo quadruplica produção de energia limpa

Dundo quadruplica produção de energia limpa

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 13h25


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+