Kinshasa - Pelo menos 25 pessoas morreram hoje num acidente numa estrada que conduz a Goma, cidade com mais de um milhão de habitantes na província do Kivu Norte, no leste da República Democrática do Congo (RDC), segundo as autoridades locais.
"Um veículo de mercadorias embateu em três outros veículos, incluindo dois autocarros, a alta velocidade devido a uma falha do sistema de travagem. A contagem provisória é de 25 pessoas mortas no local", disse Timothée Mwissa Kiense, presidente da câmara de Goma, citado pela agência France Presse (AFP).
Alguns feridos foram hospitalizados, acrescentou, sem especificar o número.
"Vi 26 corpos serem levados para a morgue", disse, por seu lado, Faustin Zabayo, um dos residentes que ajudou no salvamento.
O acidente ocorreu já de noite, a cinco quilómetros da entrada de Goma, num troço de estrada íngreme, disse Mwissa.
A estrada nacional número 4 é um eixo importante para o abastecimento de Goma e o movimento de camiões é constante durante todo o dia.
Em 2019, a Comissão Nacional de Prevenção Rodoviária (CNPR) registou 1.895 acidentes rodoviários na região do Kivu Norte, com 261 mortos e 891 feridos graves.
Os acidentes de trânsito na RDC são principalmente causados pelo mau estado das estradas, por veículos obsoletos e sem manutenção e pela falta de controlo técnico destes veículos pelos serviços estatais.