Dar-Es- Salam – A Presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, nomeou segunda-feira, 13, pela primeira vez, uma mulher ao cargo de ministra da Defesa.
Trata-se de Stergomena Tax, que substituiu Elias Kwandikwa, morto recentemente. Ela foi, até recentemente, a Secretária executivo da Comunidade de Desenvolvimeno dos países da África Austral (SADC), cargo que ocupou desde 2013.
A sua nomeação intervem um mês depois da a Tanzania propôs-se albergar um centro de combate ao terrorismo, para participar nos esforços da na sua luta contra uma crescente insurreição que aneaça a estabilidade na região.
A chefe do Estado tanzaniano, que assumiu o poder em Março último, tem-se esforçado no sentido de restaurar a confiança ds invesidores no sector do gás natural descoberto na fronteira Sul com Moçambique.
Segundo um comunicado da SADC, durante a cimeira do Malawi, em Agosto ultimo, o centro anti-terrorista que será intalado na Tanzania, vai oferecer “serviços consultativose estratégicos dedicado à região” relativos às ameaças terroristas e ao cibercrime.
Apesar da sua experiencia no que tange a Paz e a estabilidade numa região que enfrenta conflitos diversos, a Tanzania, país da África Oriental faz face a uma crescente ameaça terrorista na sua fronteira Sul com Moçambique.