Cidade do Vaticano - O Papa Francisco lamentou hoje a violência no leste da República Democrática do Congo (RDC) e apelou ao fim dos combates, noticia a RTP Notícias.
"Exorto todas as partes em conflito a empenharem-se na cessação das hostilidades e na protecção da população civil de Goma e de outras regiões afectadas pelas operações militares", disse no final da audiência geral, apelando ao `fim mais rápido possível de todas as formas de violência`.
O Papa prometeu rezar "pelo restabelecimento da paz e da segurança" e pediu "Às autoridades locais e à comunidade internacional a mostrarem o máximo empenho na resolução do conflito por meios pacíficos".
Nos últimos dias, registaram-se intensos combates em Goma, a principal cidade do leste da RDC, em grande parte nas mãos do grupo armado antigovernamental M23 e das tropas rwandesas, que na terça-feira tomaram o aeroporto, menos de dois dias depois de terem entrado na cidade.
Os combates já deslocaram mais de 500 mil pessoas desde o início de Janeiro, segundo o Governo congolês.
Na terça-feira, em Kinshasa, manifestantes atacaram as missões diplomáticas do Quénia, França, Bélgica e Estados Unidos, países criticados pela sua inacção nesta crise. JM