Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Papa felicita Cabo Verde pelo 46º aniversário da independência

     África              
  • Luanda • Sábado, 03 Julho de 2021 | 16h56
Papa Francisco (Foto arquivo)
Papa Francisco (Foto arquivo)
cedida

Praia - O Papa Francisco endereçou, nesta sexta-feira, uma mensagem de felicitações ao povo de Cabo Verde, através do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, por ocasião do 46.º aniversário da independência nacional que se celebra a 05 de Julho corrente, apurou a PANA de fonte.

A missiva do líder máximo da Igreja Católica foi entregue em mãos ao chefe do Estado pelo secretário da Nunciatura Apostólica e Encarregado de Negócios, monsenhor Maximillian Grech, que se encontra de visita a Cabo Verde.

Durante a sua visita, ele irá participar na grande celebração da ordenação dos 19 diáconos e presbíteros, que se realiza este domingo na igreja paroquial de Santiago Maior, no município de Santa Cruz, sob a presidência do bispo de Santiago, o cardeal Dom Arlindo Furtado.

Em declarações à Agencia Cabo-verdiana de Noticias (Infopress), monsenhor Maximillian Grech destacou que a audiência que lhe concedeu Jorge Carlos Fonseca foi  “muito cordial” e  que notou uma grande alegria deste último com esta missiva do Papa.

O representante da Igreja Católica disse que a ocasião foi igualmente aproveitada para enaltecer a importância da “Concordata” entre a Santa Sé e a República de Cabo Verde, que entrou em vigor em 03 de Abril de 2014.

O prelado realçou o facto de a “Concordata”  ter viabilizado o ensino da religião e da moral nas escolas públicas do país, visando a promoção dos valores da família e da sociedade.

Monsenhor Maximillian Grech revelou ainda ter aproveitado a audiência para manifestar a gratidão do Papa Francisco ao mais alto magistrado da Nação cabo-verdiana pelas duas visitas que Jorge Carlos Fonseca realizou ao Vaticano longo do seu mandato.

A visita do secretário da Nunciatura Apostólica e Encarregado de Negócios Santa Sé acontece numa altura em que a Igreja Católica de Cabo Verde vai iniciar, com 10 anos de antecedência, as comemorações dos 500 anos da criação da Diocese de Santiago.

"Para nós e para todo o Cabo Verde, trata-se de um acontecimento muito importante", disse o Cardeal Arlindo Furtado, em conferência de imprensa, na cidade da Praia, para anunciar a preparação que está a ser feita para assinalar a efeméride do ano em que pela bula Pró Excellenti Praeeminentia, do Papa Clemente VII, de 31 de Janeiro de 1533, foi criado o primeiro bispado católico em Africa.

Conforme o cardeal Arlindo Furtado, a Igreja Católica em Cabo Verde é ainda mais antiga do que  a Diocese de Santiago, que, apos a sua criação  em 1533, estabeleceu a sua sede na cidade da Ribeira Grande, cresceu e, desde então, acompanhou toda a história do país.

O bispo que lidera a Diocese revelou que, em 2023, por ocasião dos 490 anos, vai dar-se início às celebrações, que vão decorrer sob o tema "Diocese de Santiago de Cabo Verde, 500 anos de uma Igreja Consciente e Missionária" e sob o lema global "Ide e ensinai. Eu estarei sempre convosco".

Informações podem ser encontradas numa página criada no Facebook.

"Um acontecimento desta dimensão também requer uma preparação condigna, longa", salientou o chefe da Igreja Católica caboverdiana, que espera uma colaboração e envolvência de todos os sectores sociais, no país e na diáspora, independentemente do credo religioso.

Vão ser convidados países como o Vaticano, Portugal e Brasil e  "Igrejas-irmãs", que foram sendo aos poucos desmembradas da sede inicial, a última das quais foi a Guiné-Bissau, em 1940, num território da diocese que ia desde o sul do Senegal até à actual Serra Leoa e Libéria.



Tags


Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+