Praia - O Governo de Cabo Verde anunciou, nesta sexta-feira, que os Países Baixos doarão 150 mil doses de vacinas contra a covid-19, esperadas na segunda-feira, com uma equipa de profissionais de saúde, segundo a PANA.
O anúncio de mais este donativo de imunizantes foi feito pelo ministro cabo-verdiano da Saúde, Arlindo do Rosário, durante o seu discurso no acto de inauguração da Sala de Radiologia do Hospital Regional Santa Rita Vieira (HRSRV), em Santiago Norte.
"Além destas vacinas, chegará também uma equipa de profissionais, enfermeiros, médicos, muito deles de ascendência cabo-verdiana, e que, com esta alma e coração de Cabo-verdianos, vêm juntar-se a nós durante uma semana, ajudando, reforçando", disse Arlindo do Rosário.
Segundo o governante, a doação de vacinas dos Países Baixos, embora ainda não seja divulgado o laboratório que as produziu, no país onde reside uma importante comunidade de emigrantes cabo-verdianos, vai servir para "reforçar o processo de vacinação" em Cabo Verde.
O arquipélago já recebeu em Junho uma doação da China, de 50 mil doses de vacinas contra a covid-19 da Sinopharm, e uma outra do Governo da Hungria, de 100 mil doses da vacina da AstraZeneca.
Ainda em Junho, o país também recebeu 31.200 doses da vacina contra a covid-19 pelo mecanismo Covax, no âmbito de um donativo da França.
A 14 de Maio último, Cabo Verde recebeu de Portugal uma doação de 24.000 doses de vacinas, também da AstraZeneca.
Cabo Verde já tinha recebido 24.000 doses da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca a 12 de Março e 5.850 da Pfizer dois dias depois, no âmbito do mecanismo Covax, iniciativa fundada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que visa garantir uma vacinação equitativa contra o novo coronavírus no mundo inteiro.
O arquipélago está também entre os países que vão receber as 55 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, de um total de 80 milhões a serem entregues em todo o mundo pelos Estados Unidos.
De acordo com dados da Direcção Nacional de Saúde, até quinta-feira, 01, já estavam vacinadas cerca de 88 mil pessoas contra a covid-19, no país.
O boletim estatístico adianta ainda que, deste número de vacinados, 9.624 já estão completamente vacinados contra o vírus SARS-CoV-2 (covid-19).
Até ao momento, já foram vacinados 31.625 idosos, 995 militares, 1.366 Agentes da Policia Nacional, 48.642 doentes crónicos, 4.949 docentes e o pessoal de apoio às escolas e 3.760 pessoas ligadas ao turismo.
A meta do Governo cabo-verdiano é vacinar toda a população elegível do arquipélago até ao final do ano em curso.