Pointe Noire - O principal partido da oposição da Namíbia disse neste sábado que planeia entrar com uma acção judicial contra os resultados da eleição contestada do mês passado.
O anúncio do Independent Patriots for Change (IPC) ocorreu um dia depois de um tribunal ter concedido a ele e a outro partido da oposição o direito de inspecionar o material das urnas, informa o Africanews.
Eles alegaram que houve irregularidades nas eleições presidenciais e parlamentares realizadas em 27 de Novembro.
O Partido Popular do Sudoeste Africano (SWAPO), da Namíbia, venceu ambas as votações, estendendo seu domínio de 34 anos no poder.
O IPC diz que os dados ajudarão a comprovar suas alegações antes do principal requerimento judicial em 23 de Dezembro, contestando a validade da eleição.
Após a decisão de sexta-feira, o tribunal ordenou que a comissão eleitoral fornecesse as informações aos partidos até a semana que vem.
Isso inclui a documentação do número de votos emitidos e contados em cada secção eleitoral.
A eleição foi prejudicada pela escassez de cédulas de votação e por desafios técnicos que fizeram com que as secções eleitorais ficassem abertas por até três dias em algumas áreas.
A comissão eleitoral da Namíbia declarou a votação livre e justa.
A presidente eleita Netumbo Nandi-Ndaitwah também rejeitou as alegações de que a eleição foi falha. Deve tomar posse em Março, tornando-se a primeira mulher presidente do país. ADR