Bamako - O exército de Mali neutralizou mais de 20islamitas em diversas regiões do centro do país, em operações simultâneasdistintas, informaram hoje, em Bamako, fontes castrenses.
Segundo as mesmas fontes, citadas pela PrensaLayina, as acções armadas levadas a cabo em Berdosso, norte da cidade deBadiangara e perto da fronteira com Burkina Faso, em Tin-Tates, resultaram namorte de pelo menos 23 islamitas.
Durante as operações, as forças armadas desmantelaramtambém um refúgio de terroristas, bem como destruíram vários equipamentosmilitares, entre transportes, foguetes e material de comunicação.
Num comunicado publicado na véspera na sua conta darede social Facebook, os militares malianos adiantaram que as operaçõesdecorreram nos dias 12 e 13 de Janeiro em várias regiões do país.
O Mali, bem como vários países do Sahel, entre osquais o Burkina Faso e o Níger, combatem grupos armados que pretendem expandira insurgência islamista em vários estados da África Ocidental.
Juntamente com o Níger e o Burkina Faso, Mali fundoua Aliança dos Estados do Sahel depois de ter pedido a saída das tropas deFrança, a antiga metrópole colonial, instalada nos seus territórios e da basemilitar norte-americana no Níger. JM