Abuja - Onze civis foram mortos no domingo num ataque perpetrado por homens armados no estado de Katsina, no norte da Nigéria, indica hoje a imprensa nigeriana.
Os homens armados chegaram em motorizadas durante a tarde de domingo na aldeia de Tsatskiya, no estado de Katsina, e abriram fogo aleatoriamente contra a população local. Onze moradores perderam a vida no ataque, três pessoas ficaram feridas e centenas tiveram que deixar as suas casas.
O porta-voz da Polícia estadual de Katsina, Gambo Isah, confirmou o ataque e anunciou que as forças de segurança foram enviadas para a região.
A utilização de motorizadas foi proibida em alguns estados da Nigéria devido aos recentes ataques no país por homens armados que preferem este veículo.
A Nigéria e os países fronteiriços, como o Níger, são o palco de violentos confrontos entre várias comunidades, em particular os Peuls, que se dedicam à criação de gado, e certas tribos camponesas.
Os Peuls, que tiveram que imigrar para o sul da Nigéria para pastar os seus animais, afirmam que os camponeses tentam roubar o gado, atacando-os. Os grupos armados aproveitam-se desses conflitos e organizam os seus próprios ataques.