Trípoli - A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL) saudou hoje o sucesso da primeira fase das eleições autárquicas locais do último sábado, que decorreram sem incidentes de segurança e tiveram 74% de participação.
A UNSMIL referiu em um comunicado que "estas eleições autárquicas constituem um passo importante para reforçar a democracia e garantir uma governação responsável e reactiva, bem como a legitimidade das instituições líbias", segundo a Lusa.
A missão da ONU na Líbia congratulou-se com a "elevada afluência às urnas" e um "processo eleitoral sólido e tecnicamente inclusivo".
A Líbia é um país dividido e as eleições autárquicas no sábado decorreram tanto na zona controlada pelo Governo de Unidade Nacional (GNU) sediado na capital, Trípoli, como na zona controlada pelo oficial militar Khalifa Haftar.
Nesta primeira fase das eleições, mais de 186 mil dos 210 mil eleitores registados que receberam o cartão eleitoral votaram em 58 municípios.
As actuais eleições são o segundo processo democrático realizado no país desde a queda do então presidente Muammar Kadhafi, em 2011, após sucessivas eleições que não foram concluídas devido às sucessivas guerras e conflitos políticos no país.
A UNSMIL comunicou hoje "o seu compromisso de apoiar o processo eleitoral no país e de garantir um resultado que reflicta a vontade do povo líbio".
A segunda fase das eleições está marcada para 01 de Janeiro de 2025. GAR