Tripoli – A representante especial interina do secretário-geral das Nações Unidas, Stephanie Williams, anunciou a composição do Comité Consultivo do Fórum do Diálogo Político Líbio (FDPL) com 18 membros destinados a apaziguar as divergências entre os participantes no FDPL a fim de progredir para a formação de uma autoridade executiva.
Um comunicado publicado, sábado à noite, pela Missão de Apoio da ONU na Líbia (MANUL), precisou que “a representante especial interina do secretário-geral da organização universal, Stephanie Williams, está feliz por anunciar a criação do Comité Consultivo do Fórum de Diálogo Político Líbio e agradece aos membros do FDPL pela sua participação activa e construtiva”.
A MANUL precisou ter recebido um total de 28 candidaturas do FDPL, saudando o entusiasmo manifestado pelos membros do Fórum no processo de nomeação, acrescentando que “ em conformidade com o princípio fundamental de inclusividade do FDPL, a Missão elevou o número de membros do Comité Consultivo para 18 a fim de garantir uma larga diversidade geográfica e política bem como a participação das mulheres, jovens e componentes culturais”.
O mandato do Comité será estritamente limitado no tempo e a sua missão principal será examinar as questões pendentes ligadas à selecção de um órgão executivo unificado e apresentar recomendações concretas e práticas sobre as quais a sessão plenária se pronunciará, precisou o comunicado.
A MANUL sublinhou que a data das eleições nacionais de 24 de Dezembro de 2021 permanece uma condição sine qua non, um princípio director e objectivo incontornável.