Dodoma - A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que oito pessoas morreram na Tanzânia provavelmente devido à febre de Marburg, noticiou hoje a media local.
O director-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que já há nove casos detectados, dos quais oito morreram, em Kagera, região do noroeste da Tanzânia.
Da mesma forma, o responsável da OMS alertou sobre a possibilidade de mais casos serem registrados nos próximos dias, enquanto as investigações continuam.
A OMS classificou a febre de Marburg como uma doença infecciosa grave que é transmitida entre pessoas pelo contato directo com os fluidos corporais dos infectados ou com superfícies por eles tocadas e tem semelhanças com o Ebola.
Embora ainda não exista vacina contra esta doença, especialistas apontam que a reidratação oral ou intravenosa aumenta a chance de sobrevivência do paciente.
O diretor da OMS ofereceu toda a sua assistência às autoridades tanzanianas e às comunidades afectadas por este suposto surto da perigosa doença viral e recomendou que os países vizinhos estivessem alertas. JM