Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

OMS alerta que progressos contra o sarampo estão ameaçados

     África              
  • Luanda • Quinta, 11 Novembro de 2021 | 12h02

Lisboa - O progresso mundial contra o sarampo está ameaçado, no meio da pandemia de covid-19, considera a Organização Mundial de Saúde, dando conta do maior aumento do número de crianças não vacinadas em 20 anos.

De acordo com a OMS e o Centro de Controlo de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, há lacunas críticas na vacinação e na vigilância da doença, que aumentam o risco de surtos de sarampo e colocam vidas em risco.

“Embora os casos notificados tenham caído face a anos anteriores, o progresso para a eliminação do sarampo continua a diminuir e o risco de surtos está a aumentar”, de acordo com um novo relatório das organizações de saúde.

Em 2020, mais de 22 milhões de crianças perderam a primeira dose da vacina contra o sarampo, mais três milhões do que em 2019, o que representa o maior aumento em duas décadas e cria “condições perigosas para a ocorrência de surtos”.

Face ao ano anterior, os casos de sarampo notificados baixaram mais de 80 por cento em 2020.

No entanto, a vigilância do sarampo também se deteriorou, com o menor número de amostras enviadas numa década.

“A fraca monitorização, testagem e registo de casos colocam em risco a capacidade dos países para prevenirem surtos desta doença altamente infecciosa”, lê-se em comunicado hoje divulgado.

Os principais surtos de sarampo ocorreram em 26 países e representam 84 por cento de todos os casos reportados em 2020.

“Largos números de crianças não vacinadas, surtos de sarampo, e meios de decteção e diagnóstico desviados para apoiar a resposta à covid-19 são fatores que aumentam a probabilidade de mortes relacionadas com o sarampo e complicações sérias em crianças”, disse Kevin Cain, diretor do CDC para a Imunização Mundial, citado no comunicado.

O mesmo responsável defende que é preciso agir agora para reforçar os sistemas de vigilância da doença e corrigir as falhas na imunidade, antes de as viagens e o comércio retomarem os níveis pré pandemia, para prevenir surtos fatais de sarampo e mitigar o risco de outras doenças preveníveis por vacinas.

O baixo número de casos reportado em 2020 “não deve mascarar” o risco crescente do sarampo para as crianças do mundo.

A capacidade de os países assegurarem que as crianças recebem as duas doses recomendadas da vacina é um indicador chave de progresso global, rumo à eliminação do sarampo e à eficácia na prevenção e na propagação do vírus.

A cobertura da primeira dose caiu em 2020 e apenas 70 por cento das crianças recebeu a segunda dose da vacina contra o sarampo, muito abaixo da cobertura de 95% necessária para proteger comunidades do contágio.

A somar ao agravamento das lacunas na imunidade em todo o mundo, 24 campanhas de vacinação contra o sarampo, em 23 países, originalmente planeadas para 2020, foram adiadas devido à pandemia de covid-19, deixando mais de 93 milhões de pessoas em risco de contraírem a doença.

“Estas campanhas são necessárias”, reforça-se no documento, em que se alerta para a interrupção de programas de vacinação devido à pandemia de covid-19, além de mudanças de comportamento na procura dos serviços de saúde em muitas partes do mundo.

“Embora as medidas usadas para mitigar a covid-19, como o uso de máscara, a lavagem, das mãos e o distanciamento, também reduzam a propagação do vírus do sarampo, os países e parceiros globais de saúde devem priorizar a localização e a vacinação para reduzir o risco de surtos explosivos e mortes evitáveis”, advertem os peritos.



Tags


Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h23

Dívida pública angolana fixada em Kz 57,4 biliões em 2025

Dívida pública angolana fixada em Kz 57,4 biliões em 2025

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h20

Primeiro Boeing Dreamliner da TAAG aterra no AIAAN

Primeiro Boeing Dreamliner da TAAG aterra no AIAAN

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h17

ANIESA identifica 28 produtoras ilegais de água engarrafada

ANIESA identifica 28 produtoras ilegais de água engarrafada

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h14

Huíla produz 900 toneladas de carne bovina num ano

Huíla produz 900 toneladas de carne bovina num ano

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h11

Angola cria observatório comunitário de aves migratórias

Angola cria observatório comunitário de aves migratórias

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h07

FADA financia 12 cooperativas no Bengo

FADA financia 12 cooperativas no Bengo

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h05


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+