Abuja - Oito raparigas, sequestradas a 03 de Abril no estado de Kaduna, no centro da Nigéria, foram resgatadas pelo Exército após terem conseguido escapar dos raptores, confirmaram hoje as autoridades locais, citadas pela agência Reuters.
"As oito alunas (...) que foram sequestradas por terroristas a 03 de Abril na área de Awon, na cidade de Kachia, escaparam do cativeiro dos terroristas", disse o comissário de Segurança Interna de Kaduna, Samuel Aruwan, citado hoje pelos meios de comunicação locais.
Embora as autoridades tenham relatado inicialmente o sequestro de dez jovens, Aruwan não forneceu mais detalhes sobre a fuga das oito raparigas, que são alunas do ensino secundário numa escola pública.
"As estudantes, segundo as primeiras investigações, escaparam de uma floresta na área da fronteira entre Kaduna e o estado nigeriano do Níger, e caminharam durante dias antes de chegarem ao local onde ficaram abrigadas, acrescentou o comissário, na rede social Twitter.
Segundo Aruwan, as alunas foram posteriormente transferidas pelo exército para instalações militares, onde receberam atendimento médico.
Alguns estados nigerianos, especialmente no centro e noroeste do território, sofrem ataques constantes de grupos criminosos que cometem roubos e sequestros para obter grandes resgates.
A violência continua, apesar das repetidas promessas do Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, de acabar com o problema e enviar mais forças de segurança para estas regiões.
Além destes grupos, desde 2009 que o grupo 'jihadista' Boko Haram actua no nordeste do país.
A partir de 2016, o grupo Estado Islâmico na Província da África Ocidental (ISWAP, na sigla em inglês) passou também a actuar na região.GAR