Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Número de rinocerontes mortos na África do Sul caiu 33% em 2020

     África              
  • Luanda • Segunda, 01 Fevereiro de 2021 | 21h22

Joanesburgo - O número de rinocerontes mortos na África do Sul em 2020 caiu 33% face ao ano anterior, anunciaram hoje as autoridades locais, que destacaram os efeitos das medidas de confinamento na caça furtiva.

De acordo com a ministra do Ambiente, Barbara Creecy, pelo menos 394 rinocerontes foram abatidos em 2020, menos 200 que os 594 mortos em 2019.

Segundo a governante, citada pela agência France Presse (AFP), a maioria dos rinocerontes, 245, foram abatidos no parque nacional Kruger, um parque na fronteira com Moçambique.

A ministra destacou a quebra da caça furtiva durante os meses de confinamento.

"Durante o período mais duro de contenção contra a covid-19, assistimos a uma redução significativa das incursões de caçadores furtivos no Kurger", acrescentou Creecy.

"Contudo, isto mudou mais tarde, quando os níveis de confinamento abrandaram e se registou um recomeço significativo da caça furtiva, sobretudo em dezembro", sublinhou.

A África do Sul alberga quase 80% da população mundial de rinocerontes, espécie que tem visto um declínio constante do número de espécimes mortos pelo sexto ano consecutivo.

Ainda assim, os caçadores furtivos continuam a dar uma resposta à forte procura de chifres de rinoceronte na Ásia, onde são utilizados na medicina tradicional ou para efeitos afrodisíacos.

Creecy considerou a redução do número de rinocerontes mortos como "uma pequena vitória", mas defendeu a necessidade de continuar as campanhas contra a caça furtiva.

Para os ambientalistas, no entanto, esta redução do número de animais caçados ignora o declínio geral da população de rinocerontes.

"Durante vários anos foram levantadas questões sobre o tamanho exato da população de rinocerontes negros. No fim de contas, se houver menos rinocerontes, tornam-se muito mais difíceis de encontrar para os caçadores furtivos", disse o diretor regional para a África Oriental e Austral da Iniciativa Mundial contra o Crime Organizado Transnacional, Julian Rademeyer.

O Fundo Mundial para a Natureza (WWF, em inglês), disse ter registado um declínio de "quase 70%" da população de rinocerontes no parque nacional Kruger ao longo da última década, atribuindo esta quebra à seca e à caça furtiva.

Um relatório recente publicado este ano pela agência de parques nacionais do Governo, citado pela AFP, registava uma população de 3.549 rinocerontes brancos e 268 rinocerontes negros no Kruger.





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Angola regista redução da taxa de letalidade da cólera

 Sábado, 22 Fevereiro de 2025 | 15h52

Governador assegura facilitação aos empresários 

 Sábado, 22 Fevereiro de 2025 | 15h50

“Cadeia de abastecimento” inserida no mercado literário

 Sábado, 22 Fevereiro de 2025 | 15h47

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+