Kinshasa - Novos confrontos eclodiram esta quarta-feira entre a coligação Wazalendo-Mai-Mai e os rebeldes do M23, perto da aldeia de Kampala-Bulambo, grupo Bakusu, no sector Wanyanga, na capital Walikale (Kivu Norte), noticiou a Rádio Okapi da RDC.
Fontes locais relatam que os combatentes Mai-Mai, aliados a Wazalendo, atacaram uma posição rebelde na aldeia de Kampala-Bulambo por volta das 5 da manhã, hora local. Até ao meio-dia, não havia registos de mortos, a rádio Okapi.
Fontes da zona indicam que a situação está a tornar-se cada vez mais preocupante em Walikale, onde, desde há três dias, os ataques dos combatentes Wazalendo têm vindo a aumentar pela cidade, provocando a deslocação da população.
Walikale, já reduzida em 50% desde a ocupação do M23, tem as actividades sócio-económicas paralisadas, com os residentes reunidos em redor do hospital e da base dos Médicos Sem Fronteiras (MSF), de acordo com as organizações locais.
Estes confrontos ilustram o fracasso do cessar-fogo, apesar das declarações diplomáticas feitas na reunião de 18 de Março entre os Presidentes Félix Tshisekedi, da RDC, e Paul Kagame (Rwanda) em Doha, no Qatar.
O M23, apoiado pelo Rwanda segundo acusações congolesas e da ONU, está a consolidar o seu controlo sobre eixos estratégicos (Goma-Bukavu) e regiões ricas em recursos minerais.
A 22 de Março, os rebeldes AFC/M23 anunciaram a sua retirada de Walikale. No entanto, testemunhas relatam que estes combatentes ainda são visíveis nesta zona. DSC/AM