Lagos - O novo presidente da Nigéria, Bola Tinubu, vencedor das disputadas eleições de 25 de Fevereiro, foi hoje empossado numa cerimónia em que participaram mais de dez chefes de Estado africanos, apesar das queixas de alegadas irregularidades apresentadas pela oposição.
"Como Presidente da República Federal da Nigéria, desempenharei as minhas funções da melhor forma possível e em conformidade com a Constituição", declarou Bola Ahmed Tinubu durante a cerimónia de tomada de posse na Praça da Águia, em Abuja, a capital nigeriana.
Tinubu, de 71 anos, do partido no poder, Congresso de Todos os Progressistas (APC, na sigla em inglês), sucede no cargo a Muhammadu Buhari, de 80 anos, que não pôde concorrer às últimas eleições por ter esgotado os dois mandatos permitidos pela Constituição.
"A transição pacífica de um governo para outro faz agora parte da nossa tradição política. Esta transição simboliza a nossa confiança em Deus e a nossa fé duradoura num governo representativo e na nossa capacidade de remodelar esta nação", afirmou o novo líder nigeriano no seu discurso de tomada de posse.
"Durante muitos anos, os críticos da Nigéria fizeram correr o boato de que a nossa nação se iria dividir e até morrer. No entanto, aqui estamos nós. Tropeçámos muitas vezes, mas a nossa resiliência e diversidade mantiveram-nos em movimento", acrescentou.
A cerimónia contou com a presença, entre outros, dos chefes de Estado da Guine Bissau, África do Sul, Argélia, Ruanda, Tanzânia, República do Congo, Serra Leoa, Gana, Botsuana, Níger, Gâmbia, Burundi e Chade, bem como de delegações dos governos da China e dos Estados Unidos.
De acordo com as autoridades eleitorais do país, Tinubu venceu as eleições presidenciais com 36 por cento dos votos.DSC