Kinshasa - Nove pessoas morreram na segunda-feira à noite num deslizamento de terras causado por fortes chuvas e urbanização descontrolada em Bukavu, capital da província do Kivu Sul, no leste da República Democrática do Congo (RDC), anunciou hoje a autarquia.
"Além deste balanço, nove pessoas ficaram gravemente feridas, cinco casas foram completamente destruídas e quatro veículos foram danificados", disse Bienfait Ngolombe, oficial de comunicações da câmara municipal local.
O responsável adiantou que entre os mortos se encontravam um bebé de 08 meses, um rapaz de 19 anos e uma mulher grávida, cujas "casas ruíram e foram engolidas pela terra".
O acidente teve lugar na Avenida Kadurhu, na comuna Kadutu de Bukavu, uma cidade construída sobre colinas na ponta sul do Lago Kivu. O local da catástrofe, situado numa encosta íngreme exposta à erosão, é considerado impróprio para construção.
"O perigo é permanente, quase todas as casas próximas do local da catástrofe têm fendas e o risco de deslizamento de terras é perceptível em quase todas as parcelas", lamentou o chefe do distrito, Faustin Buroko.
"A população deve ser sensibilizada para os riscos a que se expõem construindo em tais locais e o governo deve tomar medidas", acrescentou, estimando que mais de 60 agregados familiares precisam de ser "relocalizados".
O governador provincial, Theo Ngwabidje Kasi, que visitou o local da catástrofe, disse que tinha pedido ao presidente da câmara de Kadutu "para identificar todas as pessoas que lá construíram".
Estas pessoas, adiantou, terão "um tempo" antes de as autoridades provinciais demolirem as casas.