Abuja - O presidente Bola Tinubu recebeu na terça-feira o relatório do Comité Presidencial de Alta Potência (HPPC), sobre o projecto da plataforma continental alargada da Nigéria.
O projecto, segundo o jornal Vanguar, visa alargar as fronteiras marítimas da Nigéria de acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (UNCLOS), de 1982.
O Presidente expressou o seu apreço em Abuja depois de ouvir apresentações técnicas do Professor Larry Awosika, um cientista marinho e membro do comité, e do Surveyor Aliyu Omar, Secretário da HPPC.
Os peritos estão envolvidos no projecto desde a apresentação inicial da Nigéria para alargar a sua plataforma continental à Comissão das Nações Unidas sobre os Limites da Plataforma Continental (CLCS) em 2009.
Informaram o Presidente que a ONU aprovou a submissão da Nigéria, concedendo soberania sobre quilómetros quadrados adicionais de território marítimo.
Uma declaração emitida pelo Conselheiro Especial do Presidente para Mídia e Publicidade, Ajuri Ngelale, citou o Presidente dizendo: ''Quando a HPPC informou o ex-presidente Muhammadu Buhari em 2022 sobre a situação do projecto, a Comissão das Nações Unidas “A Limits of the Continental Shelf”, ainda estava a considerar a submissão da Nigéria e a ter interacções técnicas com o HPPC.
‘’Estas interacções e considerações culminaram agora na aprovação para a Nigéria estender a sua plataforma continental para além dos 200M (200 milhas náuticas).
Tal como está agora, a área aprovada para a Nigéria é de cerca de 16.300 quilómetros quadrados, cerca de cinco vezes o tamanho do estado de Lagos, disse o inspector Omar ao presidente. ADR